Depois de operação surpresa que prendeu 8 executivos da FIFA, governo dos EUA garante "Não iremos parar por aqui"
Depois de uma fantástica operação surpresa feita pelo FBI, que acabou prendendo oito executivos da FIFA, entre eles, nosso "querido" José Maria Marin, ex-presidente da CBF, a justiça norte americana disse que este é apenas o início de uma investigação ainda maior, que pretende limpar de vez o cenário do futebol mundial, visando acabar de vez com a mais popular corrupção do futebol. Em uma entrevista coletiva em Nova York, os representantes do departamento de justiça norte-americano e do FBI garantiram que o objetivo é "Limpar de vez o futebol"
"Esses esquemas não são novos, acontecem há mais de 20 anos e estamos aprendendo como funcionam. Quero deixar uma coisa clara: esse é o começo do nosso trabalho, e não vamos parar por aqui. Trabalharemos muito duro parar chegar ao fundo desse tipo de corrupção e limpar o futebol mundial." Afirmou Kelly Currie, promotor federal de Nova York.
"Ninguém jamais sairá impune. Prometo que em algum momento vamos esclarecer tudo o que acontece. Muitas pessoas se envolvem nesse tipo de prática pensando que vão se dar bem, mas não será assim. Estamos atrás de desmembrar os esquemas e não iremos descansar até o momento que o mundo entenda que esses esquemas não serão tolerados e serão castigados com todo o rigor da lei." Complementou James Comey, diretor do FBI.
Além de todas as investigações criminais, a FIFA e os diversos dirigentes entraram na lupa da receita federal norte-americana dos Estados Unidos, que já vem atrás das propriedades compradas na jurisdição do país.
"Essa é a Copa do Mundo da corrupção, e hoje a Fifa levou o cartão vermelho. Continuaremos trabalhando com todos os nossos melhores investigadores ao redor do mundo para limpar tudo e fazer com que joguem com as regras do jogo." Afirmou Richard Weber, investigador da receita
Segundo a secretária de justiça dos Estados Unidos, Loretta Lynch, a esperança da justiça é que esta seja a última vez que a federação máxima do futebol e seus dirigentes e ex cartolas estejam envolvidos em caso de corrupção no futebol.
"A Fifa já vem tendo problemas durante anos. Espero que, depois dessa investigação, seja a última vez que a gente ouça alguma coisa sobre corrupção na entidade e problemas na eleição do próximo presidente." Observou a secretária.
"Estamos cientes que a Fifa já fez coisas incríveis pelo futebol, mas, nesses casos de propinas, não foi assim. Nesses casos, a Fifa não jogou a favor do esporte, e sim em benefício próprio de alguns indivíduos." Disse Richard Weber.
Comentários
Postar um comentário